Histórico e Objetivos do Grupo

Desde 1999, vem se difundindo no Departamento de Economia a perspectiva de análise inaugurada com o lançamento, em 1974, do 1º. Volume do “Moderno Sistema Mundial” de Immanuel Wallerstein. Durantes vários anos (1999 a 2003) estivemos estudando as obras seminais de Fernand Braudel, Giovanni Arrighi e do próprio Wallerstein, em seminários semanais que reuniam professores e alunos de toda a UFSC. Em 2003 foi realizado um grande seminário internacional que, além da presença dos dois últimos, contou com a presença de André Gunder Frank e Theotônio dos Santos.

Quando o mestrado em Economia se organizou em áreas, os professores interessados na Economia Política dos Sistemas-Mundo (EPSM) passaram a integrar a área de Transformações do Capitalismo Contemporâneo e os seminários foram transformados na disciplina “Capitalismo e História”, que pretende ser uma iniciação à EPSM. Outras disciplinas foram ministradas, entre as quais: “O Brasil no moderno sistema mundial” (2004) e “Metodologia da Pesquisa em Análise dos Sistemas-Mundo”.

Pelos menos três professores – Wagner Leal Arienti, Hoyêdo Nunes Lins e Pedro Vieira – continuaram estudando e pesquisando a temática (além destes três, também o Prof. Nildo Ouriques participou dos seminários), com o que se envolveram alunos de graduação e de mestrado, cuja produção acadêmica tem crescido continuamente.

No segundo semestre de 2006 foi oferecida na Graduação em Economia a disciplina “Tópicos Especiais em Economia Política dos Sistemas-Mundo”.

Como se pode ver pela lista de componentes do grupo, há um número expressivo de interessados, os quais, contudo, não contavam com uma instância institucionalizada que pudesse servir de apoio e estímulo para a realização de suas pesquisas. Em 2006, o grupo foi formalmente constituído e está certificado pelo CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6364858250186145). Trata-se uma organização de cunho acadêmico que tem por finalidade estimular e promover o estudo e a pesquisa na área de Economia Política dos Sistemas-Mundo. A finalidade precípua do GPEPSM é realizar estudos e pesquisas da realidade mundial, regional e local adotando como perspectiva de análise a Economia Política dos Sistemas-Mundo.