Dissertações

BOFF, Gabirela Bristot. A questão energética em tempo de crise sistêmica: um estudo exploratório da revolução americana de gás de xisto. 194 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

SCHMIDT, Cristiane Bohrer. Petróleo em águas turbulentas: a Petrobras em tempos de expansão financeira. 343 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

LOPES, Victor Tarifa. A reprimarização das exportações brasileiras em uma perspectiva histórico-mundial de longa e média durações. 184 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

SLY, Maria José Haro. A cooperação científico-tecnológica sinoargetina e sinobrasileira: os casos do Laboratório Virtual (Labex) da Embrapa em Beijing e do Centro Binacional China-Argentina de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 243 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

FILGUEIRA, Mauro Sérgio. Desenvolvimento econômico na cadeia global do petróleo: Venezuela e Arábia Saudita em perspectiva sistêmica. 177 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

ATALIBA, Lucas Sampaio. A África como fronteira do capitalismo global no século XXI: uma análise da implicação sistêmica acerca da projeção da China na região. 164 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.

STEEVES, Brye. A competição em segurança energética na transição hegemônica: a China, os Estados Unidos e a divergência na energia renovável. 84 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

PCHARA, Vicente Rodrigues da Fonseca. O declínio hegemônico militar em nível regional: os EUA frente à ascensão do Brasil. 134 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

NAMIZAKI, Gustavo Elysio. A política monetária dos Estados Unidos da América dita a liquidez do centro da economia-mundo?. 117 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

MACIEL, Douglas Campanini. Nacionalismos, movimentos sociais e a incorporação da Bolívia à economia-mundo capitalista. 100 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

RIBEIRO, Valéria Lopes. A China e a economia mundial: uma abordagem sobre a ascensão chinesa na segunda metade do século XX. 143 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

ROEPER, Sandro Joel Roecker. A estratégia de desenvolvimento do 2º Governo Vargas (1951-54): uma análise a partir da economia política dos sistemas-mundo. 122 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

COSTA, Gustavo Fabiano da. Uma comparação das transformações na política de previdências social no Brasil e Chile sob a perspectiva da economia-mundo no período pós-1970. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

KAMINISHI, Miriam. O comportamento monetário na economia-mundo capitalista entre os séculos XVII-XVIII: a contribuição da periferia Atlântica Sul. 111 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

FILOMENO, Felipe Amin. Brasil e Argentina nos quadros da economia-mundo capitalista: dívida externa e política econômica (1870/1930). 210 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

COSTA, Jales Dantas da. Crise da hegemonia ou no império norte-americano? Um confronto entre a Economia Política dos Sistemas-Mundo e a Nova Economia Política do Sistema Mundial. 132 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

FRANÇA, Nilton Calzia. Análise do trabalho escravo no Brasil a partir da teoria do sistema-mundo. 152 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

BARCELLOS, Ana Paula da Silva. A evolução das cooperativas de trabalho no Brasil: uma resposta à atual fase de transição do sistema-mundo capitalista. 141 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

MARTINS, José. A responsabilidade fiscal, o equilíbrio orçamentário-financeiro do Estado e a luta pela hegemonia na economia-mundo capitalista. 145 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.